Cursos, palestras e vivências

Myrthes Gonzalez possui um extensa listas de proposta com conteúdo teóricos vivenciais.

Aqui você tem o resumo e várias propostas. Cada uma delas é adaptável à diferentes tipos de público, desde praticantes de biodanza até grupos in company que necessitam de processos que envolvam motivação, criatividade e habilidades relacionais.

A EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES

A emoção é algo espontâneo, natural e inevitável. Frente ao que vivenciamos em nosso dia a dia estamos constantemente deflagrando emoções e todas suas consequências orgânicas e fisiológicas. 
Apesar de ser uma manifestação que independe de nossa vontade, em nossa cultura somos educados para evitar demonstrar as emoções. Muitas vezes, fazemos o máximo para não torna-las aparentes evitando inclusive de torna-las conscientes para nós mesmos.
O controle da manifestação das emoções provoca uma série de tensões que atingem músculos, órgãos internos e alteram a autopercepção e o estado de ânimo.
Podemos dizer que quanto mais controlamos a expressão das emoções, menos sensíveis estamos às nossas necessidades mais básicas em nível orgânico e também afetivo e emocional.
Nesse  buscamos novas formas de relação com as emoções, ao contrario de nega-las e reprimi-las, vamos buscar uma relação fluida que permita a expressão em forma contextualizada e assertiva.

Esse curso é indicado para pessoas que querem comunicar-se de forma integra e otimizando sua expressão e evitando mal entendidos e o prolongamento de situações de conflito. Parte do entendimento de que os sentimentos são emoções que cultivamos e que podemos escolher o que queremos cultivar em nossas vidas.

EROS & ÂMNIOS

Eros é nosso desejo e capacidade de ter prazer.

A palavra Âmnios vem de líquido amniótico, ou seja, o líquido em que navegamos durante nove meses quando estávamos no ventre de nossa mãe. Âmnios significa segurança afetiva, nutrição emocional, aconchego.

 

Eros e Âmnios representam nossa sexualidade e nossa afetividade. Estes dois aspectos de nossa existência são de extrema importância no que se refere à motivação para viver. Infelizmente muitas vezes eles se encontram dissociados um do outro.

           

Acabamos por viver a sexualidade dissociada do afeto e vice-versa. As consequências desta dissociação se traduzem por conflitos, solidão e sensação de vazio. O sentido das relações humanas está na união de Eros e Âmnios.

A proposta deste curso é promover, através da vivencia de Biodanza, a compreensão dos caminhos que levam a essa integração e o porquê de sua importância.

 

A quem se destina este curso?

 Pessoas que querem viver relações plenas e felizes;

 Pessoas que querem mais prazer em suas vidas;

 Pessoas que querem viver o amor em seu cotidiano;

 A quem busca motivação para viver;

 A quem deseja melhorar a sua autoestima.

 

Que aspectos serão trabalhados?

 Compreensão da sexualidade e sua relação com a afetividade;

 Compreensão da afetividade e sua relação com a sexualidade;

 A integração sexual afetiva em nível existencial.

MOMENTOS ESTRUTURANTES - Um Novo Olhar sobre as Relações Afetivas

Síntese do tema

Os processos terapêuticos trouxeram à tona a vivência marcante do trauma infantil como elemento desestruturante, causador de sofrimento e mal-estar durante a vida adulta.

Quando vivemos algo com muita intensidade, se produzem sensações marcantes nos níveis emocional e fisiológico. Estas marcas podem ser carregadas por toda uma vida. Quando a vivência é violenta ou desagradável se torna destrutiva e em longo prazo pode representar lacunas em nossa identidade.

 

 O foco terapêutico sobre o trauma tem nos afastado de outro tipo de vivência profunda e marcante, responsável pela estruturação de nossa identidade: os momentos onde nos sentimos amados, valorizados, acompanhados e plenos. Estes são a base de uma autoestima e autoimagem positivas.

Toda pessoa, por mais sofrimento que tenha passado, pelo simples fato de ter chegado à vida adulta, viveu algum momento de bem estar em relação a si e aos demais – em alguns segundos fomos olhados com profundidade, abraçados com amor ou ouvimos palavras absolutamente sinceras e afetivas.

Embora muitas vezes esquecidos na memória consciente, estes são momentos estruturantes de nossa identidade, âncoras afetivas, que nos impedem de andar a deriva, quando encontramos o desamor, a perda e a desqualificação.

Este trabalho busca propiciar a cada participante o resgate dos momentos estruturantes de sua existência. Traz à luz alguns aspectos da vida que foram esquecidos quando assumimos um papel de vítimas de nosso passado.

É um convite a mudar o foco de nossa história, tomando uma postura lúcida e confiante rumo a um futuro pleno e feliz.

Sugestão de formatos possíveis para desenvolver o tema

Palestra com vivência; workshop em 4 módulos; percurso com até seis encontros de no máximo três horas

Objetivos

Reconhecer nossas situações de sua vida que foram estruturantes;

Perceber o quanto as atitudes podem causar estruturação ou desestruturação emocional nas pessoas que nos rodeiam, principalmente em nossas crianças;

Ressignificar vivências do passado, buscando integrá-las ao presente de forma positiva;

Fortalecer a identidade de cada participante, através da integração de vivências afetivas;

Fortalecer a autoestima através da integração da autoimagem à afetividade;

Conscientizar sobre a responsabilidade de gerar momentos estruturantes em nossas relações afetivas;

Compreender o papel de pais e educadores na saúde emocional e afetiva de crianças e adolescentes

A quem se destina

Pessoas interessadas em fortalecer a autoestima, a partir da integração da autoimagem afetiva;

Pais que desejam estabelecer uma ótima comunicação afetiva com seus filhos;

Educadores  e cuidadores que trabalham com crianças e adolescentes;

Terapeutas e profissionais que se dedicam ao cuidado de pessoas;

Pessoas Interessadas em uma releitura da própria história. 

 

IDENTIDADE E PROPÓSITO EXISTENCIAL

Síntese do tema

Cada ser humano, desde seus primeiros momentos de existência, busca a vida e a realização plena de si mesmo.

Podemos ser semelhantes à outras pessoas, mas em realidade somos únicos. A composição de fatores genéticos e vivenciais que vai formando nossa identidade é irrepetível. 

Existe algo que somente você pode aportar ao mundo, e esse é seu Propósito Existencial. 

Não existe algo mais coerente e integro do que realizar o próprio propósito. 

Mas ele não se revela facilmente, é nosso mistério pessoal.

Podemos passar toda uma vida sem termos a menor ideia do nosso propósito, sem nem ao menos pensar a esse respeito.

Quantas vezes chegamos a achar que a vida não tem sentido?

Sentimentos de depressão e vazio, tão comuns hoje em dia, estão diretamente ligados ao desconhecimento do nosso próprio propósito existencial. A ausência de propósito leva à dificuldade de percebermos e acessarmos nossa real potência e capacidade, o que acaba provocando sentimentos de desvalorização e baixa autoestima.

 

O propósito existencial é a expressão do ser no mundo com a máxima fidelidade aos seus potenciais e talentos. Quando uma pessoa descobre e segue seu propósito existencial encontra a certeza da vitalidade, plenitude, abundância e felicidade na sua vida.

 

Seu lugar no mundo é único e, se não for ocupado por você, não poderá ser substituído.

Sugestão de formatos possíveis para desenvolver o tema

Palestra com vivência; workshop em 4 módulos de no máximo três horas.

Objetivos

Gerar reflexão sobre o lugar no mundo, a importância de reconhecer , aprimorar e aplicar os próprios talentos. Trabalhar a autoestima, a motivação para a auto realização. Dar base vivencial para ações de transformação.

A quem se destina 

Pessoas interessadas em autoconhecimento e crescimento pessoal. Jovens e adultos que necessitam definir caminhos existênciais que envolvam realização profissional e projeto de vida.

Please reload

Rua Vicente da Fontoura, 1015/201

90640-001 Porto Alegre — RS — Brasil

Facilitadora de Biodanza

Psicóloga

Escritora

Tel: +55-51-3026 8979

Whatsapp: +55-51-98137 5691

 

  • White Facebook Icon

© por Myrthes Gonzalez. Criado orgulhosamente com Wix.com